Unidade volta a realizar atendimentos básicos nesta quarta-feira (1º), das 7h às 19h. Local também se prepara para abrigar Centro de Saúde Mental a partir de 2022. UBDS Central, Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
A Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Central Dr. João Batista Quartin, de Ribeirão Preto (SP), deixa de ser Polo Covid-19 nesta quarta-feira (1º).
Com a mudança, o local passa a funcionar, de forma temporária, das 7h às 19h e também vai receber demanda de atenção básica da UBDS da Vila Virgínia.
A desativação do polo ocorre porque a UBDS Central vai começar a se preparar para abrigar um Centro de Saúde Mental com atendimento 24 horas a partir do primeiro semestre de 2022.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a melhora nos índices da pandemia também colaborou para a desativação do polo, que estava em funcionamento desde março.
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura tira restrições de ocupação em estabelecimentos, mas mantém limite de horário
É o mesmo motivo que fez Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste voltar com atendimentos de urgência e emergência e deixar de ser exclusiva para o coronavírus no início de agosto.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, mesmo com a desativação dos dois espaços, as estruturas permanecerão montadas no local caso Ribeirão Preto volte a registrar uma grande quantidade de casos de Covid nas próximas semanas.
Prédio da UBDS Central, Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Saúde mental
Aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela comissão da Diretoria Regional de Saúde 13, o projeto de Centro de Saúde Mental na UBDS Central agora será encaminhado ao Ministério da Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde.
A previsão é que o local comporte 12 leitos para observação de urgência de curta permanência (até cinco dias) e mais oito de acolhimento noturno para permanência por até 20 dias.
Segundo a Prefeitura, a ideia da criação de um local especializado ocorreu a partir da carência de serviços de atenção psicossocial e ambulatoriais na rede estadual. Já a escolha pela UBDS Central se deu à estrutura física e localização.
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Ribeirão Preto