Com a grande quantidade de pessoas que o novo público abrange, longas filas se formaram nas unidades de vacinação da cidade na manhã desta sexta-feira (13). Vacinação contra Covid de jovens de 20 anos gera longas filas em São Carlos
São Carlos (SP) iniciou a vacinação contra Covid-19 em jovens de 20 anos sem comorbidades nesta sexta-feira (13) e o novo público lotou as unidades de saúde do município para garantir a proteção.
Os postos de vacinação estão funcionando a partir da distribuição de senhas, mas o esquema não impediu a formação de longas filas.
A aplicação das doses começa às 9h em todos os postos da cidade, porém, os jovens tiveram que chegar aos locais muito antes do início da imunização para garantir uma senha.
Região vacina contra Covid-19 adultos sem comorbidades; veja faixa etária por cidade
No drive-thru do Shopping Iguatemi, a fila para receber a vacina levou cerca de quatro horas de espera.
“Falta pouco para chegar nossa vez de nos proteger, então acredito que vale a pena esperar”, afirmou o estudante Enzo de Melo Matias.
Vacinação contra Covid-19 de jovens de 20 anos gera longas filas de espera em São Carlos
Nilson Porcel/EPTV
A superlotação dos postos se deve à grande quantidade de pessoas que o novo público alvo da vacinação abrange. De acordo com a prefeitura, há 16.900 jovens da faixa entre 20 e 24 anos na cidade para receber a imunização contra o vírus.
“A gente entende a demora, mas sempre gostaríamos que fosse mais rápido. Mas, eu sei que tem muita gente na fila para ser vacinada e receber a primeira ou a segunda dose. Então, como é um público mais novo que está sendo imunizado, acaba tendo essa lotação”, explicou o engenheiro eletricista Cesar Maia.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Azulville também enfrentou a superlotação do público jovem, com uma fila de espera que chegou a dobrar o quarteirão do posto na manhã desta sexta-feira.
Mesmo operando com a distribuição de senhas, os postos de saúde de São Carlos enfrentaram longas filas para vacinar contra Covid
Nilson Porcel/EPTV
A prefeitura informou que de segunda-feira (9) até esta sexta o município imunizou 12.276 jovens com a primeira dose e 3.479 pessoas receberam a segunda dose da vacina.
Ao todo, São Carlos já aplicou, até o momento, 242.324 doses do imunizante contra o coronavírus, sendo 173.614 da primeira dose, 61.917 da segunda e 6.793 vacinas de dose única.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara