Ícone do site Publicidade em São Paulo Notícias

5 curiosidades sobre os meios modernos de punição que talvez você não saiba

Dr. Francisco de Assis e Silva JBS

Dr. Francisco de Assis e Silva JBS

Para o advogado Francisco de Assis e Silva JBS, desde os primórdios, as pessoas sentiram necessidade de proteger os seus, e aplicar as devidas consequências aos indivíduos que não agiam de acordo com os demais. Até hoje podemos ver esse tipo de consequência como método de garantir a lei e a ordem, e esse método é conhecido como punitivismo, ou seja, modelo de castigo. 


Com o passar do tempo, as punições — que antes eram totalmente rigorosas e praticadas em forma de tortura — cedeu espaço para aplicação de pena e privação de liberdade, como o uso de prisões e celas que hoje conhecemos. Mas você sabe tudo sobre as primeiras prisões como método punitivo? A seguir, você conhecerá pelo menos 5 curiosidades sobre esse tema.

  1. Qual o país que construiu a primeira prisão do mundo?

Você sabia que a primeira prisão do mundo foi construída no Egito, por volta de 2700 AC.? Conforme comenta o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, naquela época, os egípcios usaram o espaço como forma de punição e reformulação de criminosos, isso porque eles acreditavam que as pessoas poderiam ser corrigidas com alguns castigos mais elaborados e privados.

  1. Quando a prisão se tornou método de penalidade?

Uma outra curiosidade sobre as celas é que os antigos romanos foram os primeiros a usar a prisão como forma de punição para os criminosos de modo mais efetivo, ou seja, ainda que a primeira cela tenha sido construída no Egito, ela passou a ser efetivamente usada em Roma. De modo resumido, o povo daquela época costumava colocar os prisioneiros em celas subterrâneas, em masmorras escuras e úmidas, onde não havia esperança de fuga ou liberdade. Aposto que você já viu algum cenário desse em algum filme, não é mesmo?

  1. Qual o país de origem da primeira cela moderna?

Além disso, a primeira prisão moderna foi construída em Londres, no ano de 1791. Ela recebeu o nome de ‘Newgate’, contudo, as pessoas poderiam reconhecê-la facilmente por ‘a casa grande’, ‘o Old Bailey’ e ‘a prisão do condado’. Conforme comenta o advogado Francisco de Assis e Silva JBS, essa prisão foi fechada em 1902, quando seu último prisioneiro, o assassino William Palmer, foi enforcado em 13 de abril de 1856.

  1. Sabia que os prisioneiros eram feitos de escravos?

Partindo para uma curiosidade sobre o que acontecia nas prisões, não podemos nos esquecer de que na América, os prisioneiros eram usados ​​como trabalho escravo para empresas privadas como a Coca-Cola. Entretanto, foi no ano de 1865 que Abraham Lincoln emitiu a Proclamação de Emancipação que libertou todos os escravos — ainda assim,  aqueles que foram condenados por crimes ainda foram forçados a trabalhar de graça. Dá para acreditar?

  1. Você sabe o que é arrendamento de condenados?

Por fim, queremos saber: você já ouviu falar em conhecido como arrendamento de condenados? Esse nome foi dado ao processo ordenado pela Suprema Corte dos Estados Unidos que definiu que os prisioneiros tinham que ser forçados a trabalhar contra sua vontade. Conforme pontua o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, essa prática continuou até 1928, quando foi proibida pelo presidente Franklin Roosevelt. Mas e você, conhecia alguma dessas informações no que diz respeito aos métodos de punição mais modernos?

Sair da versão mobile